GÊNERO RESUMO
O QUE É RESUMO?
Resumir significa
reproduzir em poucas palavras, as ideias principais que o autor desenvolveu ao
longo de um texto. Ao elaborar um resumo, deve-se sempre prestar atenção ao que
é essencial e ao que é secundário dentro do texto base, ou
seja, aquele texto que será resumido.
Seu
resumo deve conter apenas as ideias mais importantes do texto base, ou, melhor
dizendo, deve conter apenas o essencial, aquilo capaz de permitir que as outras
pessoas, ao lerem seu resumo, compreendam a mensagem do texto base mesmo sem
tê-lo lido. Podemos considerar como ideias secundárias os demais recursos
utilizados pelo autor, tais quais explicações ou exemplificações.
Imaginem
revistas como Ti-ti-ti, Ana Maria, ou
até mesmo aquelas partes dos jornais as quais trazem o resumo das novelas. Ali
aparecem apenas as partes principais de cada capítulo, colocando as leitoras sempre
à par da história, mesmo quando não assistem a um episódio. Observe o exemplo a
seguir:
Herculano fica à espera da carroça em que Petrus passará com Úrsula. Nicolau se preocupa ao saber que o antídoto da poção não funcionou e que a princesa morreu. Timóteo diz que não quer ser removido para um hospital e manda o Dr. Sérgio embora de sua fazenda. O capitão conta a Cícero que Açucena morreu. Tomás afirma para Penélope e Vicentina que manterá Lilica como a estrela de seu filme. Decide operá-lo na fazenda com a ajuda de Farid e Inácio. Jesuíno pede para se despedir de Açucena e, ao beijá-la, faz a princesa despertar.
Repare como o escritor usou uma linguagem
direta e impessoal, sempre escrevendo em terceira pessoa: “Herculano fica à
espera da carroça...”, “Nicolau se preocupa...”, “Rosa é rude com Petrus...”,
entre outros exemplos. Observe também que em nenhum momento o escritor dá a sua
opinião sobre a história ou julga os acontecimentos, o que é muito importante
em resumo, pois mantém um distanciamento ideal entre o autor do resumo e o
texto base. Contudo, existem várias formas de resumos, sendo o de novelas
apenas uma delas.
Para
os alunos preocupados com o vestibular ou os programas de avaliação seriada,
existem duas formas de resumos pertinentes: (1) de coletânea e (2) de texto
único.
Quando
as provas trazem vários textos ou trechos de textos sobre um mesmo assunto, e
pedem que se faça um resumo após a leitura de todos eles, então o chamaremos de
resumo de coletânea. Entretanto, quando houver apenas um texto para ser
resumido, então o chamaremos de resumo de texto único.
A
linguagem direta, concisa e impessoal deve ser mantida em ambos, sendo que no
primeiro não se deve colocar título, a menos que o comando de produção peça. Já
no segundo, geralmente repete-se o título do texto base ou deixa-se sem título.
Além disso, tente estruturar seu resumo em um ou no máximo dois parágrafos.
Agora que você
escreveu seu texto diagnóstico, vamos analisar se ele atende às características
desse gênero textual:
Linguagem: é
um texto escrito em terceira pessoa, ou seja, é impessoal, mantendo o grau de
distanciamento sobre julgamentos de valores a respeito do que é tratado. Além
disso, são usadas conjunções para relacionar as idéias para que o texto não
seja um amontoado de frases grifadas.
Ainda, não é permitido que se use as mesmas palavras do texto base, ou
recortes aspeados. Por isso, usa-se a paráfrase[1]
para mudar as palavras.
Para
iniciar o resumo, você precisa usar expressões ou verbos declarativos, tais
como:
RESUMO DE COLETÂNEA
|
RESUMO DE TEXTO ÚNICO
|
“De
acordo com a coletânea....”
|
“De
acordo com o texto....”
|
“Segundo
a coletânea...”
|
“Segundo
o autor....”
|
“Conforme
os textos da coletânea...”
|
“Conforme
o autor do texto...”
|
Após
iniciar o texto, é preciso recuperar as ideias principais do texto lido e essas
idéias serão unidas pelos conectivos em geral, esses podem denotar sentido de:
LISTA
DE CONECTIVOS
Adição, continuação:
além
disso, ademais, , ainda mais, ainda cima, por outro lado, também, e, nem, não
só … mas também, não só… como também, não apenas … como também, não só … bem
como, com, ou (quando não for excludente).
|
Contraste,
oposição, restrição,
pelo
contrário, em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo, todavia,
entretanto, no entanto, embora, apesar de, ainda que, mesmo que, posto que,
posto, conquanto, se bem que, por mais que.
|
Causa
e conseqüência. Explicação:
por
conseqüência, por conseguinte, como resultado, por isso, por causa de, em
virtude de, assim, de fato, que, porque, porquanto, pois, já que, uma vez
que, visto que, portanto, logo, de tal sorte que, de tal forma que, haja
vista.
|
Resumo,
recapitulação, conclusão:
em
suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa
forma, dessa maneira, desse modo, logo, pois (entre vírgulas), dessarte,
destarte, assim sendo
|
Certeza,
ênfase:
decerto,
por certo, certamente, indubitavelmente, inquestionavelmente, sem dúvida,
inegavelmente, com toda a certeza.
|
Dúvida:
talvez
provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável, não é certo, se é
que.
|
Semelhança, comparação, conformidade:
igualmente,
da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente, semelhantemente,
analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de conformidade com, de
acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de vista, tal qual, tanto
quanto, como, assim como, como se, bem como.
|
Tempo
então,
enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, no momento
em que, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida,
afinal, por fim, finalmente agora atualmente, hoje, freqüentemente,
constantemente às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre,
raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente, nesse ínterim, nesse
meio tempo, nesse hiato, enquanto, quando, antes que,
|
Estrutura: A estrutura de um resumo pode variar dependendo do tipo
de resumo que ele for. Um resumo de um livro pode ter vários parágrafos,
título, por exemplo. Um resumo de texto único pode solicitar o uso de
palavras-chave, já o resumo de coletânea dificilmente solicita esse aspecto. O
que ocorre em situação de vestibular, variavelmente, é a escrita de resumo de
texto único com um parágrafo ou dois, repete-se o título do texto base ou deixa
sem título, mais o acréscimo das palavras-chave ao final do texto. Em relação
ao resumo de coletânea, jamais coloca-se título, também se escreve um ou dois
parágrafos e não se coloca palavras-chave a não ser que seja solicitado no
comando de produção. Tema: o
tema de um resumo sempre será explícito na primeira linha do texto. Geralmente,
é dado no comando de produção, mas caso isso não ocorra, uma leitura bem feita
do texto ou dos textos da coletânea lhe permitirá perceber sobre o que ele
trata.
Leia o
texto a seguir que trata sobre a doença câncer de pele:
As
radiações solares têm sido apontadas como o principal fator predisponente à
doença. Entre as pessoas mais suscetíveis, estão as de raça branca, cabelos
louros ou ruivos, com pele e olhos claros. ___________ se incluem no grupo de
mais alto risco, as que se submeteram a excesso de exposição solar ao longo da
vida, com queimaduras graves e formação de bolhas.
__________a
exposição solar freqüente causa nestas pessoas diversos tipos de lesões
pré-malignas. Sabe-se hoje que a exposição solar durante a infância é tanto ou
mais importante que a exposição tardia, que precede o aparecimento do câncer de
pele.________ algumas regiões muito ensolaradas, especialmente na praia e na
zona rural, reúnem condições que aumentam a incidência desse tipo de lesão.
_________
é importante a adoção de medidas apropriadas de prevenção, ________________de
campanhas de conscientização e esclarecimento à população. ___________existem
diversos tipos de câncer de pele. Os mais comuns são: o carcinoma basocelular e
o carcinoma espinocelular. O mais grave, __________, é o melanoma maligno.
__________o tratamento curativo dos diversos tipos de câncer de pele depende de
sua detecção precoce e ressecção cirúrgica. Pode-se dizer que o carcinoma
basocelular constitui uma doença localizada, que não se espalha para outros
órgãos. ___________o carcinoma
espinocelular têm algum potencial para metastatizar, e o melanoma é o câncer de
pele com maior risco de disseminação. Mesmo o melanoma é curável na grande
maioria das vezes, desde que detectado precocemente.
Revista Veja. Guia de Doenças. Edição 2047 – abril de
2005
ATIVIDADE – DECALQUE DE GÊNERO
Leia o resumo abaixo
e, em seguida, faça uma segunda leitura, grifando os elementos textuais
coesivos:
Conforme
Ceccon e Oliveira, o número de alunos que vão sendo reprovados e expulsos da
escola é assustador e essas reprovações e abandonos não atingem da mesma
maneira crianças de diferentes meios socioculturais, porque as crianças
provenientes das camadas populares e do meio rural são as que mais fracassam na
escola, visto que precisam interromper
seus estudos. Infelizmente, essas crianças constituem a maior parte da
população de nosso país e precisam de estudo para reverter o quadro de sua
vida, tendo em vista que os pais que também fracassam não podem fazer mais
sacrifícios para que seus filhos busquem uma melhor situação econômica. Dessa
forma, as crianças pobres são excluídas da escola e são tidas como inferiores
em relação aos outros e, por consequência, o destino é aceitar os trabalhos
mais duros, de remuneração mais baixa e com maior risco de desemprego na hora
da crise.
Subsequente a
leitura, atenda aos comandos:
a)
No texto, existem lacunas, nas quais deveriam constar elementos coesivos.
Portanto, pense nos que foram estudados e em suas classificações: advérbios,
conjunções, pronomes. A partir disso, empregue esses conectivos com sentidos e
funções adequadas aos espaços em branco.
b)
Respaldado nas características de resumo de texto único estudadas, faça o
levantamento de ideias, a paráfrase e resuma o texto lido em 10 linhas. Não se
esqueça de identificar as três palavras-chave.
Obrigada pelas explicações de "Resumo" :) me ajudará amanhã na prova.
ResponderExcluirFoi o melhor site pra explicar sobre resumo, os outros nem explicavam coisas como o título, e ainda outras acrescentavam um cabeçalho.
ResponderExcluirSeu site é muito bom parabéns 😀
ResponderExcluirÓtimo resumo, gostaria de ajuda para mim poder fazer simulados da UEM, manda dicas ai. Grata.
ResponderExcluirsalvou PAS-UEM q chama domingo agora
ResponderExcluir