sexta-feira, 12 de abril de 2013

BILHETE: O QUE É E COMO SE FAZ


GÊNERO BILHETE

Saiba como produzir o gênero bilhete. Estrutura, conteúdo, etc.




Estrutura:

·         Data e Localização;

·         Vocativo;

·         Corpo do texto (1parágrafo);

·         Despedida;

·         Assinatura (de acordo com o comando).


Conteúdo:

·         Posição social: O posicionamento social se determina pela função que o sujeito do discurso ocupa na sociedade. Ex: tio/tia; pai/mãe; amigo/conhecido, etc. O posicionamento social deve ser de acordo com o tema, sem ser algo absurdo e com o cuidado de não se identificar.


·         Posição Ideológica: Diz respeito a prática de dizer o que se pensa sobre determinado discurso exteriorizado por outro. Para isso é necessário usar argumentos, dizer o porquê é contra ou a favor da ideia proposta e ter criatividade para inventar situações. Nunca use períodos únicos e não copie frases do “comando de produção”.


Você está esperando seu chefe chegar ao local de trabalho, para poder ir ao banco pagar algumas contas particulares com vencimento naquele dia. Precisa comunicar sua saída ao seu chefe, mas não quer deixar recado com seu companheiro de trabalho. Tenta entrar em contato com o seu chefe, mas o celular não atende. Como não pode adiar o pagamento e tem de avisá-lo de que saiu e de que voltará a fim de passar-lhe os recados recebidos, a única solução é escrever um BILHETE para o seu chefe.
A partir da situação comunicativa apresentada, produza um BILHETE, considerando:
a) o assunto – onde você foi e por que fez isso, antes de o seu chefe chegar ao local de trabalho;
b) o seu interlocutor – você vai se comunicar com o seu chefe;
c) os conhecimentos que seu chefe tem sobre o que você foi fazer fora do seu local de trabalho, no horário do expediente. Não se esqueça de que o seu  chefe deve saber porque a tarefa não poderia ser realizada em outro dia nem em outro horário;
d) o grau de intimidade entre você e seu interlocutor – seu chefe, a quem você é subordinado. Qual o tratamento que você dispensa a ele;
e) a linguagem – numa situação como a apresentada, ela precisa ser formal? Pode ser informal?
f) a escrita, independentemente de ser formal ou informal, deve obedecer às regras gramaticais;
g) a comunicação tem que ser rápida e objetiva, pois você deve escrever um BILHETE, gênero textual cujo objetivo é informar o seu interlocutor, que, no caso, é o seu chefe. Por isso, o seu BILHETE deve ser escrito com o mínimo de 20 (vinte) e o máximo de 35 (trinta e cinco) palavras, levando em conta todas elas, independentemente da classe ou da categoria;
h) assine o BILHETE com o nome JOÃO.





Exemplo ruim:
Caro Patrão,
            Não poderei comparecer ao trabalho hoje porque terei que quitar algumas contas no banco, não quis avisar ninguém, por isso o avisarei através deste.
Grato,
Ernesto Batista


Exemplo bom:
28/09/ 2009  
Chefe,
            Precisei me ausentar, pra pagar contas particulares cujo vencimento é hoje, não pude esperar sua chegada, pois o banco iria fechar. Voltarei logo para passar-lhe os recados recebidos.
João



Nenhum comentário:

Postar um comentário