quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aula Inaugural Colégio Byington Júnior

No dia 22 de julho, terça feira, foi realizada a aula inaugural das oficinas no colégio Estadual Alberto Jackson Byington Júnior, com as turmas do ensino médio. Estavam presentes aproximadamente 80 alunos.


Nesta aula, os alunos, que participarão das oficinas sobre gêneros textuais, se reuniram no salão nobre, onde as pibidianas Cíntia, Francielle, Idelma, Ivonete, Jordane e Virgínia coordenaram as atividades , sob a supervisão da professora Maria de Lurdes, coordenadora do PIBID do ensino médio neste colégio.
A pibidiana Francielle iniciou com as apresentações dos alunos e das pibidianas.
Em seguida, as acadêmicas Cíntia e Idelma explicaram como funciona o PAS (Processo de Avaliação Seriada) e o vestibular, os critérios de avaliação da redação, a composição das provas, os gêneros textuais solicitados, etc.

Na sequência, a pibidiana Virgínia comandou a discussão sobre o que os alunos deveriam esperar das oficinas, e uma breve explicação sobre os gêneros, a qual foi “interrompida” por um carteiro, interpretado pela pibidiana Jordane, que entregou um texto para cada aluno, a fim de que eles tentassem reconhecer o gênero do texto recebido e o colocar na caixa correspondente, escrevendo seus nomes atrás da folha do texto.


Em seguida, a universitária Francielle conduziu uma reflexão sobre os gêneros que os alunos tiveram dificuldade para reconhecer.
Foi realizada uma dinâmica com os alunos, por meio do sorteio de um dos textos colocados nas caixas – foi sorteado um texto, e se estivesse certo, a pessoa ganhava um presente, que depois dividiria com todos.
Posterior a isso, a acadêmica Ivonete divulgou as professoras e os nomes dos alunos de cada turma – sendo  duas turmas de 1º ano, uma de 2º e uma de 3º ano.

Após a divisão das turmas, e da chamada, alunos e pibidianas participaram de uma confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário